quinta-feira, 21 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra a Influenza tem início na próxima segunda-feira

Objetivo é imunizar mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de seis mil pontos do Estado; ação segue até o dia 17 de maio
Email PDF Imprimir

Da Redação do Portal +AB
Com informações do pe360graus.globo.com
 
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) dá início, na próxima segunda-feira (25), à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Neste ano, a vacina para prevenir a gripe será disponibilizada para mais de 1,3 milhão de pessoas em mais de seis mil pontos do Estado. A ação segue até o dia 17 de maio.

O público-alvo da campanha são idosos, gestantes, crianças de seis meses a menos de dois anos e trabalhadores da saúde que atuam em serviços de referência para a Influenza, uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios.

A vacinação beneficiará, também, a população indígena aldeada. Para sensibilizar esse público, a SES, em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), irá fazer uma mobilização na aldeia funiô de Águas Belas, na terça-feira (26).

A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é imunizar mais de 80% dessa população. A vacina que será distribuída este ano protege contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo, a vacinação das crianças é feita em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda. Ela lembra, ainda, que as contra-indicações são para quem tem alergia à ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina.

Dia D

No dia 30 de abril, o Ministério da Saúde vai realizar uma mobilização nacional contra a Influenza. Em Pernambuco, o Dia D será comemorado no Hospital Geral de Areias (HGA), que abriga o Programa de Atenção ao Idoso (PAI). O programa beneficia mais de 500 idosos com ações de promoção à saúde, prevenção e atividades sócio-educativas. No Dia D, a SES ainda ampliará para 10 mil os pontos para imunização em todo o Estado.
 
Influenza

A influenza é infecção causada por um vírus, que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; ou de forma indireta, pelas mãos contaminadas.
 
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal estar e dor de cabeça.

A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário