segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Carnaval é festa de todos os povos. Conheça a folia pelo

 mundo


Do JC Online
O Brasil é mundialmente conhecido pelas suas festas de Carnaval, de Norte a Sul do País.
 Mas a folia não é uma exclusividade verde e amarela. A data, celebrada pelos quatro 
cantos do mundo, é marcada pelas diferenças culturais, que dão aquele toque especial
 para cada comemoração. Confira como alguns países festejam o período momesco.
Colômbia
O Carnaval de Barranquilla, cidade localizada na margem ocidental do rio Magdalena, a poucos quilômetros do mar do Caribe, é uma das festas mais populares do país. A comemoração até já recebeu o título de Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade pela Unesco. A comemoração começa quatro dias antes da Quarta-feira de Cinzas, atingindo seu clímax no sábado durante a famosa Batalha de Flores. Mapalé, garatuja e o som do negro são alguns dos ritmos musicais que ecoam pelas ruas de Barranquila no período de Momo.
Estados Unidos
A cidade de Nova Orleans sedia o maior Carnaval dos Estados Unidos, que lá se chama Mardi Gras. O termo vem do francês e significa terça-feira gorda. A festacomeçou em 1871, quando negociantes fundaram o clube The Mystick Krewe of Comus, na terça-feira de Carnaval, e fizeram um desfile com carros alegóricos. Mais de 50 agremiações desfilam pelas ruas da cidade nesta época. Kentucky, New Jersey, Nova York e a Filadélfia também comemoram a data.
Espanha
Um dos Carnavais mais procurados do País é o de Santa Cruz do Tenerife, que em muitos pontos se assemelha a comemoração no Rio de Janeiro, com desfiles e apresentações de blocos. Outra cidade que também se destaca é Cádis, onde milhares de foliões passeam pelas ruas mascarados, fazendo barulho e entoando músicas. Além de Tenerife e Cádis, a folia também se extende para a ilha de Gran Canária, mais precisamente em Las Palmas de Gran Canária.
Itália
A maior característica da folia de momo italiana é a tradição dos mascarados. As folias de Veneza e de Viareggio são consideradas as mais famosas. Na primeira, o destaque fica para a beleza das fantasias e a pompa das festividades, marcadas por exposições de arte, apresentações teatrais e desfiles de moda. Já Viareggio é conhecida pelos seus carros alegóricos que desfilam nos domingos de janeiro e fevereiro, e que possuem enormes esculturas de papel machê.
França
O Carnaval de Nice, quinta maior cidade francesa, é um dos mais animados de toda a Europa. As estrelas da festa são os espetáculos de marionetes, o corso de gôndolas, as festas de rua e as batalhas de confete e de flores. Nessa última, as pessoas saem fantasiadas em gôndolas enfeitadas e arremessam flores aos observadores do cortejo que sai do Théâtre de Verdure até o Hotel Negresco. No último dia da folia, o Rei Momo marcha juntamente com milhares de crianças em idade escolar. O cortejo termina na Incineração, onde todas as máscaras são queimadas na praia, anunciando o fim das festividades, marcado com um show de fogos de artifício.
Alemanha
Embora diferente do carnaval celebrado nos países latino-americanos, o carnaval alemão tem o mesmo espírito de escape das realidades do cotidiano, sendo chamado de Karneval ou Fasching. Na cidade de Colônia, no oeste da Alemanha, o Carnaval possui carros alegóricos, marchinhas de carnaval e as pessoas usam fantasias. Como o período de momo acontece no inverno europeu, as fantasias são criadas para aquecer os foliões. Já no sul, especialmente na Floresta Negra, os festejos simbolizam a expulsão dos maus espíritos do inverno e a aproximação da primavera.
Japão
Uma das maiores festas de Carnaval do Japão é a que acontece no distrito de Asakusa, em Tóquio. Inspirada na folia de momo brasileira, a comemoração ocorre no mês de agosto. O Asakusa Samba Festival, como é chamado, comemorou 30 anos em 2010 e tem como destaque o desfile de várias escolas de samba. A festa reúne todos os anos mais de 500 mil pessoas pelas ruas do conservador centro da capital japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário