terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Chuva deixa rios e barragens cheios no Sertão do Pajeú

Só no município de Ingazeira choveu 136,9 mm, o que corresponde a 50% do que chove em Mendoza (Argentina) durante um ano
Email PDF Imprimir
Foto: Reprodução/ Blog de Inaldo Sampaio
    [25-Jan-2011 04:05:58] PHP Fatal error: Class 'PhpThumb' not found in /home/ieimidia/public_html/noticias/phpthumb/thumb_plugins/gd_reflection.inc.php on line 179

Da Redação do Portal +AB
 
Os moradores do Sertão de Pernambuco estão alegres. É que no último fim de semana as chuvas deixaram açudes e barragens que abastecem os municípios do Pajeú praticamente cheios.
Só no município de Ingazeira choveu 136,9 mm, o que corresponde a 50% do que chove em Mendoza (Argentina) durante um ano. Já em Afogados da Ingazeira choveu 97 mm.
Em São José do Egito, foram 163 mm de chuva, o que mudou por completo a paisagem rural do município.
O rio Pajeú, na altura da ponte dos Grossos, na PE 275, que estava completamente seco, amanheceu nesta última segunda-feira (24) com água de “canto a canto”, fazendo a festa dos agricultores, especialmente dos que vivem de agricultura de subsistência.
Segundo o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco, o bom período chuvoso esperado pelo sertanejo agricultor é causado pelo fenômeno La Niña, que é o esfriamento das águas do Oceano Pacífico. Isso afeta o comportamento climático do continente americano e de outras regiões do planeta.
Desde dezembro de 2010 os agricultores etavam com ótimas expectativas para o plantio neste começo de 2011. O esperado, pelo até agora, está acontecendo. O fenômeno deve possibilitar, pelo menos nos próximos três meses, um volume de chuvas que fique dentro da média ou um pouco acima do normal. Para os agricultores, isso equivale a um período de boas colheitas no semi-árido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário