sábado, 22 de janeiro de 2011

Mania de pizza: cada um tem a sua preferência


Marina Andrademandrade@jc.com.br
A massa-pão da Pizzaria Atlântico é a mais popular de todas
A massa-pão da Pizzaria Atlântico é a mais popular de todas
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Não é fácil resistir a uma boa massa. Entre os inúmeros pratos que costumam encher os olhos e aguçar o paladar de quem não se intimida com carboidratos a pizza é certamente um dos preferidos da maioria.
De um tempo para cá não faltam inovações nos sabores das redondas, que inclusive já chegaram até a assumir o formato quadrado. Mas, para algumas pessoas, para além do formato e do recheio, o que importa mesmo é o preparo da massa da pizza.
Há quem acredite que boa mesmo é aquela massa fininha, leve, sem extravagância. Outros preferem mesmo o volume: quanto mais alta e grossa for a massa da pizza mais gostoso é saboreá-la.
Por aqui há pizzaria para todos os gostos. Comandadas pelo francês Jeff Colas, as pizzas do Maison do Bonfim e do Capitania, em Olinda, e do Seu Cafofa, em Casa Forte, obedecem a um só padrão. A pedida das casas é a massa fina, por influência da culinária mediterrânea, mais precisamente do sul da França.
De acordo com Colas, o preparo da massa e os ingredientes são os mesmos. A diferença está nas mãos do pizzaiolo: quanto mais o profissional esticar a massa, mais fina ela fica.
Também reconhecidas por apostar nos modelos tradicionais são as pizzarias Tomaselli La Gondola, no Espinheiro, e a Armazém Guimarães, em Boa Viagem. A primeira se aproxima mais da culinária italiana enquanto a segunda investe na influência dos lusitanos.
Mas são mesmo as massas grossas que fazem a cabeça da maior parte dos amantes dessa delícia gastronômica. Na pizzaria Atlântico, presente em vários bairros e na qual as massas são oferecidas nos dois formatos, os pedidos pelas pizzas grossas somam 80% das vendas.
Mesmo deixando um pouco de lado o sabor, as grossas são encaradas como a melhor opção na hora das refeições. E não dá para falar de pizzas sem lembrar das bordas. A Barazzone, em Piedade, foi uma das pioneiras na cidade a oferecê-las recheadas com queijo catupiry.
Mas, hoje em dia quem quiser pode até optar por uma massa mais natural. Na Cipó Nativo, em Boa Viagem, o diferencial é a massa sete grãos, que leva soja, trigo, aveia, linhaça, gergelim e quinua. Agora é só escolher o preparo da massa de sua pizza para que ela fique ainda mais gostosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário