segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UFRPE e IFPE divulgam os primeiros colocados pelo Sisu


Do JC Online
Após o anúncio dos classificados do Sisu, neste domingo (23), as universidades pernambucanas que fizeram uso das notas do Enem como processo seletivo começam a analisar o resultado das aprovações.

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre os primeiros colocados de cada campi, Recife, Guaranhuns e Serra Talhada, todos são homens. Entre os 12 melhores (três primeiros de cada unidade), oito são de munícipios do interior do Estado e cinco serão estudantes do curso de Ciência da Computação. 

No Recife, Ricardo Barros de Aquino Fonseca, candidato de Ciências Econômicas é o primeiro colocado, com a nota 825,30. A segunda e a terceira melhores notas são de ciência da computação: Tiago Nicolas Cavalcanti Ferreira (785,51) e João Pedro Marcolino Cordeiro (781,36). Ricardo e Tiago, de Recife e de Jaboatão, respectivamente, são os únicos da Região Metropolitana.  

João Pedro, de Carpina, e os primeiros colocados de Garanhuns e de Serra Talhada, são interioranos provindos de Caruaru, Belo Jardim, São João, Carnaíba e Serra Talhada. As notas dos primeiros colocados de Garanhuns, todos de Ciência da Computação, são superiores ao segundo e terceiro lugar do Recife, por exemplo. Administração (1º e 3º colocados) e Sistema de Informação (2º lugar) conquistaram as melhores notas de Serra Talhada.
Confira a lista dos primeiros colocados da UFRPE:

CAMPI RECIFE

POSIÇÃO

NOME

NOTA

CURSO

1RICARDO BARROS DE AQUINO FONSECA825,30CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2TIAGO NICOLAS CAVALCANTI FERREIRA785,51CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
3JOAO PEDRO MARCOLINO CORDEIRO781,63CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CAMPI GARANHUNS

POSIÇÃO

NOME

NOTA

CURSO

1GUSTAVO HENRIQUE DE SA MIRANDA CAVALCANTE FILHO824,18CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
2EDUARDO DE ARAUJO TAVARES817,45CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
3JOSE DANIEL DOS SANTOS FIGUEREDO814,55CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
CAMPI SERRA TALHADA

POSIÇÃO

NOME

NOTA

CURSO

1ROGERIO ALVES SIQUEIRA808,45ADMINISTRAÇÃO
2JOSE GUEDES DOS SANTOS JUNIOR800,24SISTEMA DE INFORMAÇÃO
3CHARLLES LINCOLN MORAES DA SILVA782,18ADMINISTRAÇÃO

Pelo Sisu, a UFRPE disponibilizou 1639 vagas, das quais 999 para 39 cursos do Recife, 280 para 23 graduações em Garanhuns, 360 para 7 cursos na cidade de Serra talhada. Mais de 55.511 mil candidatos totalizaram 91.179 mil inscrições (já que tinham opção de tentar até dois cursos). 

IFPE - Na colocação geral do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), José Rafael de Lima, candidato ao curso de Gestão Ambiental, obteve a nota mais alta da instituição com  769,48. Joyce Alice Monteiro Fragoso (767,38), de Gestão de Turismo, e Paulo Donizete da Silva (755,10), de Análise e Desenvolvimento de Sistema, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar.

Como candidatos de todos país puderam se inscrever às vagas, o IFPE ainda não conseguiu mensurar no sistema nacional quantos pernambucanos foram aprovados para as 310 vagas disponibilizadas. O acesso em todo país foi também o principal responsável pelo aumento da concorrência, que chegou a ser maior que universidades historicamente mais disputadas como UFPE e UPE. A relação candidato/vaga bateu recorde para todos os cursos superiores. O mais procurado foi Gestão Ambiental, com 3.916 inscritos para 40 vagas, ou seja, 97,90 candatos/vaga.

Para Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a concorrência foi 69,67, com 2.369 candidatos para uma turma de 34 alunos. Gestão de Turismo, com 40 vagas disponível, teve por 2.176 aspirantes, fechando com uma média de 54,40 candidatos por vaga. 

Metade das vagas oferecidas para a primeira chamada do ano, são destinadas aos estudantes egressos de escolas públicas. As vagas para os cursos da segunda entrada serão preenchidas na próxima abertura do sistema, no segundo semestre, também utilizando as notas do Enem. 

Para realizar a matrícula, os aprovados devem comparecer aos campi  onde vão estudar nos dias 27, 28 e 31. Os calouros devem portar foto 3X4, carteira de identidade, CPF, título de eleitor (maiores de 18 anos), certidão de nascimento, certidão de reservista (para maiores de 18 anos do sexo masculino), histórico escolar e certificado original de conclusão do Ensino Médio. Os que conquistaram a vaga através do critério de cotas deverá comprovar a passagem por escola pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário