quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Copa 2014: turismo de incentivo para atrair público ao Estado

Do JC Online
Faltando pouco mais de três anos para a Copa do Mundo no Brasil, o assunto virou um dos principais focos do trade turístico do Estado. Durante anúncio das metas para 2011, nesta quarta-feira, o Recife Convention & Visitors Bureau mostrou que o planejamento que visa atrair turistas para o destino Recife durante o campeonato já saiu do papel. E o investimento será forte no turismo de incentivo.
"Mais de 15% do fluxo de pessoas que estiveram na Copa da África do Sul foram através desse tipo de turismo. Vamos trabalhar muito forte este mercado para trazer um público de alta qualidade e que gasta mais", destacou a diretora executiva do Convention Bureau, Tatiana Menezes [veja entrevista abaixo]. Tal fatia do público é formada por funcionários, fornecedores e clientes de grandes empresas, muitas vezes patrocinadoras do evento, que, como premiação pelo bom desempenho ou como forma de incentivo, ganham um kit viagem que inclui passagem, hospedagem, lazer e transporte.
"Recife tem trabalhado com agências de turismo e com essas grandes empresas para preparar nosso destino, envelopar esse produto que é diferente do que vendemos ao turista de lazer", explica Samuel Oliveira, secretário de Turismo do Recife, ao contar que a cidade é a primeira a apresentar um programa de turismo de incentivo para a Copa 2014. "Fomos reconhecidos em São Paulo por esse planejamento ainda inédito no País."
HOSPEDAGEM - Com lotação máxima nas épocas de festas, a hotelaria do Recife dá sinais de que não dará conta de receber um evento do porte de uma Copa do Mundo. Tatiana Menezes acredita que o problema será resolvido com a reserva de hotéis nas praias e interior do Estado. "Temos excelente hotelaria no Litoral Sul do Estado que serão utilizadas pelos turistas que virão para assistir aos jogos, mas também para participar das fun fests, festas que acontecem dentro de tendas com telões, que deverão ser montadas em vários locais a serem definidos pela Fifa."
Sobre hospedar turistas em navios, Tatiana diz que ainda não há nada de concreto, mas que é um possibilidade real. "Se for necessário, alguns navios devem aportar aqui. O porto está passando por manutenção e teremos um novo terminal de desembarque dos passageiros, o que facilitará a chegada de navios", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário