sexta-feira, 19 de novembro de 2010

33 suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas e homicídios são presos na Operação Farol


Do JC Online
Material apreendido na Operação Farol
Material apreendido na Operação Farol
Foto: Priscilla Buhr/JC Imagem
A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, na manhã desta sexta-feira (19), o resultado da Operação Farol, deflagrada nessa quinta-feira (18) para prender pessoas envolvidas com tráfico de drogas e armas e com a prática de homicídios em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Das 35 pessoas procuradas pela operação, 33 foram detidas. Além dos investigados, outras duas pessoas foram presas em flagrante durante o dia.
200 policiais civis e 150 policiais militares participaram da Operação Farol, que visava cumprir 35 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão. A investigação foi concentrada na atuação de quatro facções criminosas interligadas, cujas lideranças são atribuídas a Edney de Melo Silva, conhecido como Gringo, de 30 anos, Luciano Gaspar da Silva, 30, Adenilto Alves da Cruz, 28, e Luiz Augusto Tenório Dantas, 27.
Acredita-se que alguns dos investigados sejam responsáveis direta ou indiretamente pela prática de cerca de 15 homicídios entre 2009 e 2010 em Olinda. As vítimas seriam, em sua maioria, devedores do tráfico de drogas e integrantes de grupos rivais. De acordo com a SDS, cerca de 10 homicídios foram evitados com essas prisões, pois várias pessoas estariam "marcadas" pelos suspeitos.
Os policiais atuaram nos bairros de Águas Compridas, Sapucaia, Jardim Brasil, Peixinhos, Varadouro e Rio Doce. Também foram apreendidas oito armas, várias pedras de crack, três carros e quatro motos que eram utilizadas na venda das drogas, além de R$ 7.600 em espécie. Os policias vão continuar procurando os dois outros suspeitos que não foram encontrados, Andreza Paula Lopes da Silva, 20, e Marconio Antonio Vieira, 38.
As investigações tiveram início em agosto e foram realizadas pelas Equipes de Repressão Qualificada aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) da 7.ª Delegacia Seccional Olinda, com o apoio da Divisão de Inteligência do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Essa foi a 13ª operação de repressão ao tráfico de drogas realizada pela SDS apenas este ano e a 59ª dos últimos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário