segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Recife terá árvore de Natal de 33 metros feita de CDs e DVDs


Do JC Online
A decoração de Natal do Recife este ano utilizará materiais recicláveis, como garrafas PET e terá como destaque uma árvore de Natal de 33 metros toda feita com CDs e DVDs. Ela ficará no rio Capibaribe, em frente ao Paço Alfândega. 

Serão 155 mil garrafas PET e 200 mil CDs e DVDs que irão formar a decoração de 782 adereços gigantes como bolas de natal feitas com CDs e DVDs, estrelas manufaturadas com garrafas PET, e mandalas de flores esculpidas com o reaproveitamento das garrafas de plástico. 

O design é de autoria de Jamille Torman e a iluminação de Fabiana Santos, da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (22) durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito, no Bairro do Recife.
» Réveillon terá Paralamas do Sucesso e Martinho da Vila; veja programação completa

A cenografia feita com os materiais reciclados é da empresa pernambucana Lixiki, conhecida por criar materiais como bolsas e roupas feitas com itens reutilizados. Segundo a engenheira de produção da marca, tudo será manufaturado. um mutirão de 150 pessoas da Zona Norte e de Moreno trabalham na confecção das peças. Durante o trabalho, que dura 15 dias (até a montagem das estruturas), os participantes trabalham quatro horas e recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 250,00. 

“O mais importante é a distribuição do conhecimento, pois estas pessoas se tornam multiplicadores de informação para a confecção de artesanato com materiais acessíveis”, diz Ana. Para a árvore de Natal, a empresa contou com a parceria da Delegacia de Delegacia Antipirataria e a Secretaria de Direitos Humanos Municipal, que doaram os CDs e DVDs apreendidos. 

LUZES DA CIDADE - Este ano, uma das novidades são os filmes projetados numa coluna d'água sob o Rio Capibaribe, através de bombas que formam um telão de 11mx5m. Na Avenida Agamenon Magalhães, cerca de 400 árvores com luz e 522 estrelas coloridas manufaturadas a partir de PET, enfeitarão uma das principais vias da cidade. 

As pontes recebem tratamento especial, com iluminação em forma de arcos, colunas e também uma rede de luzes, que será utilizada na Duarte Coelho. 

O acender das luzes será dia 28 deste mês, com show de Nando Cordel no Marco Zero, às 18h. Ele cantará no mesmo dia em que a árvore de natal da cidade será acesa. No dia seguinte, uma frevioca realiza um cortejo pelo Recife Antigo, às 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário