quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ações mobilizam portador de Hanseníase a sair do anonimato e procurar tratamento

Secretaria de Saúde registrou número baixo de casos. Para órgão, muita gente tem vergonha de procurar cura. Dia "D" visa mobilizar população com atendimento gratuito
Email PDF Imprimir
Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa
    [25-Jan-2011 04:05:58] PHP Fatal error: Class 'PhpThumb' not found in /home/ieimidia/public_html/noticias/phpthumb/thumb_plugins/gd_reflection.inc.php on line 179 [15-Feb-2011 13:26:06] PHP Fatal error: Class 'PhpThumb' not found in /home/ieimidia/public_html/noticias/phpthumb/thumb_plugins/gd_reflection.inc.php on line 179

Da Redação do Portal +AB
 
Caruaru realiza hoje uma série de ações no dia “D” do combate à Hanseníase. Para isso, agentes de saúde estarão no Marco Zero prestando atendimento médico gratuito. Haverá também panfletagem e apresentação de arte educadores.
O objetivo é conscientizar a população para que procure o médico ao perceber sintomas da doença. Para isso, médicos, enfermeiros e agentes de epidemiologia prestam atendimento de graça para identificar quem estiver com a doença. O paciente que desconfiar que é portador do mal de Hansen pode comparecer ao local dos atendimentos para consulta. O atendimento começou às 9h e segue até às 13h.
Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, no ano passado foram identificados 18 casos da doença na cidade. No mês de janeiro deste ano, foram registrados três casos. O órgão considera que há muito mais casos a serem tratados. Esses casos são de pessoas que estão no anonimato e que têm vergonha de expor seu problema.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde os medicamentos para cura da Hanseníase são gratuitos e distribuídos pelo SUS.
A semana de combate à Hanseníase, em Caruaru, começou na última segunda-feira (14) e segue até a próxima sexta, com programação diferente.
A Doença
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada pelo microorganismo denominado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior, por meio das secreções nasais e gotículas de saliva, tosse e espirro. 
Os principais sinais e sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular.
A hanseníase é curável e o tratamento é realizado com medicamentos por via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito. Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rapidamente ocorrerá a cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário