terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Facebook abre uma subsidiária no Brasil

Depois de contratar um vice-presidente brasileiro, o Facebook abriu uma subsidiária no País. Segundo o registro na Junta Comercial de São Paulo, a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. foi constituída no dia 14 de fevereiro. O registro prevê capital de R$ 1 milhão. Geralmente, quando uma empresa estrangeira se instala no País, há uma estimativa de capital para os primeiros meses de operação. O objeto social da empresa é “consultoria em publicidade”.

Procurada, a assessoria de imprensa do Facebook não confirmou a abertura do escritório. Mas confirma que o recém-contratado vice-presidente de vendas para América Latina, Alexandre Hohagen, ficará baseado em São Paulo e terá uma equipe na cidade.

Hohagen era principal executivo do rival Google na América Latina. Contratado em 2005, ele foi o responsável pela abertura dos escritórios locais do Google e por formatar a equipe da empresa no País. No Facebook, provavelmente exercerá a mesma função. Segundo a assessoria da empresa, Hohagen “liderará as operações do Facebook na região e estruturará uma equipe para trabalhar diretamente com marcas locais e globais, em resposta à crescente procura por produtos de marketing do Facebook”.

Segundo o registro na Junta, os sócios são Facebook Global Holding I, com valor de participação na sociedade de US$ 1, e Facebook Global Holding II, com valor de US$ 999.999, ambas com sede em Palo Alto, na Califórnia.

Não há representação brasileira, o único representante é o procurador, Jobelino Locateli. O endereço da empresa e o representante brasileiro são temporários – ambos são da empresa que presta consultoria ao Facebook. A escolha da razão social foi decidida pelos advogados da empresa nos Estados Unidos.

Segundo a empresa de pesquisas comScore, o Facebook cresceu 258% em 2010 no Brasil, atingindo 12,118 milhões de visitantes únicos. No mesmo período, o Orkut, do Google, subiu 28%, com 31,729 milhões de visitantes. No mundo, o Facebook somou 600 milhões de usuários este mês, segundo a própria empresa.

COMPUTADORES
 - A venda de computadores no Brasil somou 13,7 milhões de unidades em 2010, o que coloca o País na quarta posição no ranking mundial, segundo o IDC Brasil, atrás de Estados Unidos, China e Japão. No acumulado do ano, o mercado cresceu 23,5% em relação a 2009. O estudo Brazil Quarterly PC Tracker aponta que 55% das vendas em 2010 foram de computadores de mesa (desktops) e os demais 45% de notebooks. A venda total de notebooks para usuários domésticos foi 30% maior do que a de desktops.

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