sexta-feira, 18 de março de 2011

Agilidade de informações causa impressão de mais tremores

Dois abalos registrados em menos de 24 horas, em Caruaru, deixam impressão de que intervalo entre tremores ficou menor. Na verdade, isso já ocorria. É que informações estão mais acessíveis
Email PDF Imprimir

Da Redação do Portal +AB
Por Thomás Alves
 
Dois abalos em Caruaru, no Agreste, chamaram a atenção nesta semana. Os tremores foram registrados em intervalos de menos de 24 horas (nesta quarta e quinta-feira). O primeiro registrou 2 pontos na escala Richter e o segundo 1,9.
As frequentes ocorrências já dão a impressão de que o intervalo entre os abalos está mais curto. Além disso, a preocupação com os tremores registrados no Japão geram dúvida na cabeça de muita gente que se pergunta se esses abalos têm relação. Conversamos com o sismólogo, Eduardo Alexandre, que explicou porque estamos com a impressão de mais tremores em Caruaru. Ele disse:
“Abalos dessa magnitude sempre ocorreram na região do Agreste. Sempre foram sentidos. Alguns com menor e outros com maior intensidade. O que ocorre é que as informações estão se espalhando mais agilmente. Com a divulgação na internet, essa informação chega mais rápido e para um número maior de pessoas. Isso causa a impressão de maior registro de abalos”, explicou o sismólogo.
As informações vão 'correr' mais. É que os sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que são responsáveis pelas cinco estações sismológicas em Pernambuco, criaram recentemente uma página na internet para registrar todos os abalos sentidos na região. Sempre que um abalo for registrado seus dados serão colocados no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário