quarta-feira, 30 de março de 2011

Nordestinos são os que mais temem assassinato

Do NE10Com agências


O índice de percepção de insegurança entre os brasileiros é maior na Região Nordeste, apontou o “Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública”, um estudo divulgado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

De acordo com a pesquisa, 85,8% dos entrevistados na região afirmaram ter muito medo de serem assassinados.

Em 2009, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os estados do Nordeste registraram, juntos, a segunda maior média entre as taxas de homicídio doloso nas regiões brasileiras. Além disso, os dados de 2009 mostraram ainda que o Nordeste tem a menor média de gastos per capita com segurança pública - R$ 139,60 por habitante.

Depois dos nordestinos, os habitantes das regiões Norte e Sudeste são os que mais têm medo de assassinatos (78,4% nas duas regiões), seguidos dos moradores do Centro-Oeste (75%) e do Sul (69,5%).

A pesquisa do Ipea ouviu 2.770 pessoas entre os dias 17 e 31 de maio de 2010. A margem de erro da amostra a nível nacional é de 1,86% para mais ou menos e de 5% para as regiões do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário