terça-feira, 1 de março de 2011

Hospitais e UPAs terão atendimento reforçado no Carnaval

Do JC Online
Serão distribuídas no Carnaval mais de 3 milhões de camisinhas e material educativo.
Serão distribuídas no Carnaval mais de 3 milhões de camisinhas e material educativo.
Foto: Mariana Ferraz/JC Online
A Secretaria de Saúde do Estado anunciou em coletiva, na manhã desta terça-feira (01), o reforço de plantões nas unidades de emergência de Pernambuco, a fim de agilizar o atendimento de urgência dos foliões. Serão 2866 profissionais trabalhando no período de sábado (5) a quarta-feira (9), com 432 médicos e 625 profissionais de saúde (enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, etc.). O investimento total das ações da Secretaria é de quase R$ 2,5 milhões.

Também serão realizadas ações educativas para conscientizar a população sobre a prevenção da dengue, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Desde domingo (27), 65 agentes estão distribuindo camisinhas nos pólos de folia. Até terça-feira (8), mais de três milhões de preservativos serão entregues, mas quem desejar também pode receber gratuitamente em postos de saúde.
Panfletos e cartazes irão divulgar a campanha nas estações de metrô, terminais integrados de ônibus e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, em Recife. Outro material de apoio é um folder de bolso com uma tabela que mostra ao cidadão quais procedimentos estão disponíveis em cada hospital e UPA. Informações também podem ser obtidas através do telefone da Ouvidoria: 0800-286-2828. 

Segundo o secretário de saúde, Antonio Carlos Figueira, o conselho para quem deseja brincar o carnaval em paz é o mesmo dos anos anteriores: "não beber muito; se beber, não importa quanto, não dirigir; se hidratar bastante", recomendou. A secretária executiva de Atenção à Saúde, Tereza Costa, afirmou que haverá postos ao longo do percurso do desfile do Galo da Madrugada para atender os foliões que passarem mal. O Samu estará pronto para socorrer os que precisarem.

O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, no Hospital Agamenon Magalhães, também contará com plantonistas 24h, visando receber denúncias de violência física e sexual contra as mulheres. Estarão presentes no centro médicos e psicólogos. Quem desejar denunciar o agressor terá sua identidade mantida em sigilo e será levada à Delegacia da Mulher para registrar a queixa.

O Hemope já está com escala reforçada desde 14 de fevereiro, com expectativa de aumentar em 30% o número de doações de sangue. Até sexta-feira (4), serão 159 plantões extras dos profissionais envolvidos na coleta e triagem do material. Durante o Carnaval, o atendimento voltará ao normal, funcionando das 7h às 18h30, exceto no domingo (6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário