Fim de ano: shoppings de Caruaru contratam mais do que comércio tradicional
Fecomércio diz que 70% das empresas dos centros de compras pretendem empregar
Foto: Thomás Alves/ Portal +AB
Da Redação do Portal +AB
Uma pesquisa da Federação do Comércio de de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio) divulgou uma boa notícia para quem está à procura de emprego. É que 70% das empresas dos shoppings de Caruaru deverão contratar mão-de-obra temporária neste fim de ano. O aumento de contratações é por causa da demanda de vendas registrada nas festa desta época. A pesquisa ainda revelou uma contradição. O comércio tradicional pretende contratar apenas 25%.
Ainda de acordo com a sondagem, mais da metade dos consumidores afirmaram que seus gastos deverão ser maiores do que no ano passado. Nos de maior renda este percentual chegou a quase 63%, com somente 14% admitindo gastos menores, constatando-se neste grupo um otimismo bem mais nítido de que nos de renda média e baixa.
O número de consumidores que farão compras neste fim de ano praticamente será igual ao do ano passado, mas os gastos deverão passar de R$ 641,00 para R$ 716,00. Esse aumento provocará, segundo a metodologia da Fecomércio, um incremento de 11% nas compras, bem mais do que o esperado pelos empresários. Para estes, ainda segundo a mesma metodologia, o aumento do faturamento deverá igualar-se a 2%.
No entanto, entre os empresários o otimismo é menos tênue. Cerca de 43% esperam um faturamento maior, contra quase 32% que admitem que suas vendas serão menore. No pólo comercial o grau de otimismo se ajusta bem aos valores médios, mas no comércio tradicional o percentual dos que esperam crescer já se aproxima dos que admitem queda. Na fábrica da moda apenas 17% que apostam em crescimento. Contrabalançando esta situação estão os shoppings centers onde cerca de 70% das previsões são de aumento do faturamento versus menos de 12% que admitem queda, sem diferença significativa entre os dois shoppings pesquisados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário