sábado, 23 de outubro de 2010

Agricultura: Belo Jardim promove reunião para iniciar o Planejamento 2011

Evento discutirá os valores a serem investidos na município no próximo ano
Email PDF Imprimir
Foto: Divulgação/ Ascom

Da Redação do Portal +AB
 
A Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria Municipal de Produção e Desenvolvimento Rural, vai receber no próximo dia 27 de outubro, uma equipe do Banco do Nordeste, que vem a Belo Jardim, no Agreste, promover uma reunião com Sindicatos, Conselhos e Órgãos Estaduais ligados a agricultura do município. Evento acontecerá, às 09h, na Sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim.
Devem participar os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF - BJ) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belo Jardim (STR - BJ), juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Belo Jardim (CMDR-BJ) e IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco).
De acordo com o secretário de produção e desenvolvimento rural, Antônio Carlos Coinha, o objetivo do encontro é planejar os financiamentos para o ano de 2011, onde serão discutidos os valores a serem investidos em Belo Jardim.
Outro ponto a ser discutido será a regularização da DAP (Declaração de Aptidão do Produtor Rural), já que este, segundo o Banco do Nordeste, tem sido o grande entrave para a aprovação dos financiamentos. O documento é emitido pelo IPA e, em sua maioria, através dos Sindicatos locais, mas em Belo Jardim, não estava sendo feito por falta de acesso ao sistema, mas até o final deste mês a situação já estará regularizada.
Maria Elizabeth Barros, gerente do Banco do Nordeste em Pesqueira reforça que para a aprovação de financiamentos, “a premissa principal é a DAP, sem ela nenhum banco pode trabalhar, pois é o documento oficial para o agricultor está apto a ter o PRONAF”.
A DAP, por lei, deve ser emitida de forma gratuita, mas os sindicatos só devem fornecê-la após fiscalização da área rural. Ainda de acordo com a gerente, é necessário que estes órgãos se comprometam e cumpram a missão, que é cuidar do produtor rural, enquanto a do banco é repassar as políticas públicas.
Belo Jardim participa do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) Semi-árido; Mais alimentos e AgroAmigo. Com o planejamento, a Prefeitura e o Banco do Nordeste, esperam ampliar o número de financiamentos em 2011. Segundo o Banco do Nordeste, este ano já foi investido cerca de R$ R$ 400 mil na Agricultura Familiar do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário