quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Morre Néstor Kirchner, ex-presidente da Argentina

Publicado em 27.10.2010

Do JC OnlineCom informações de agências
O ex-presidente havia sido internado pela última vez em setembro, devido a problemas no coração
O ex-presidente havia sido internado pela última vez em setembro, devido a problemas no coração
Foto: Divulgação
Atualizada às 10h56
O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, 60, morreu por volta das 7h da manhã desta quarta-feira. Durante a madrugada, enquanto participava de uma reunião em sua casa, ele passou mal e ingressou às pressas no hospital José Formenti, na cidade de El Calafate. O ex-presidente sofreu uma parada cardiorrespiratória com morte súbita. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas não obteve sucesso.
Ele estava acompanhado da esposa Cristina Kirchner, atual presidente do país. De acordo com o Clarín, maior jornal argentino, a morte de Kirchner já foi confirmada por fontes oficiais.
O ex-presidente já havia sofrido pelo menos dois episódios este ano que o obrigaram a internar-se de urgência. A primeira foi em fevereiro, quando ele foi submetido a uma cirurgia de urgência de alta complexidade, por uma obstrução na artéria carótida direita. Na ocasião, a cirurgia foi considerada um êxito. No último dia 11 de setembro, ele foi submetido a uma angioplastia.
Néstor Kirchner comandou a Argentina entre 2003 e 2007 e era apontado por alguns analistas como homem forte no atual governo. Além disso, era cotado para voltar ao poder nas eleições presidenciais de 2011. O político do Partido Justicialista (Peronista) ganhou projeção nacional na função de governador da província de Santa Cruz. Em meio à profunda crise vivida pelo país no início dos anos 2000, Kirchner obteve a nomeação de seu partido e conseguiu vencer a disputa presidencial. Bastante popular, conseguiu ainda ajudar a eleger a mulher ao deixar o cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário