sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Multidão esquece Dilma e reverencia Lula

Publicado em 29.10.2010

Por Priscila MunizDo JC Online
Lula cumprimentou a população e recebeu presentes
Lula cumprimentou a população e recebeu presentes
Foto: Clemílson Campos/JC Imagem
No Centro do Recife, chuva de água e de gente. Gente que tomou a Conde da Boa Vista para celebrar Lula. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, foi lembrada em poucos momentos. Distinto de um ato de campanha, o evento que trouxe o presidente da República à Capital Pernambucana teve ares de exaltação ao homem que, em breve, deixará o cargo mais importante do País, que ocupou durante oito anos, alcançando índices significativos de aprovação popular. 

A caminhada, que partiu da Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, teve início às 17h15, com a chegada do presidente. Na concentração havia muitos militantes dos partidos que apoiam Dilma, além de representantes dos mais diversos movimentos sociais, como o MST, movimentos estudantis, de gênero, entre outros. Mas, ao contrário do que aconteceu em outros eventos durante a campanha, a adesão da população em geral chamou a atenção. 

Estudantes, trabalhadores em fim de expediente, pessoas mais velhas. Os eleitores que foram ver Lula tinham perfis variados. Muitos, ao avistarem o caminhão que trazia o presidente, corriam, se imprensavam, para tentar chegar perto do ídolo. Por várias vezes, Lula foi às laterais do caminhão para cumprimentar os eleitores. Com ele, estavam o Governador Eduardo campos (PSB), os senadores eleitos Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT) e o deputado eleito João Paulo (PT), além de outras lideranças locais. Mas, no evento, todos foram coadjuvantes.

As câmeras dos celulares foram constantemente acionadas na tentativa de obter um registro da passagem de Lula. Canções em homenagem ao presidente eram puxadas ao longo de toda a caminhada. Elas diziam: "Lula, guerreiro, do povo brasileiro"; "Olê, olê, olê, olê, Lula, Lula". Somente na altura da Avenida Guararapes é que a multidão lembrou-se de cantar também a Dilma, e acompanhando o carro de som, repetiu uma adaptação de uma famosa canção do PT: "Dilma lá, brilha uma estrela".

Na Ponte da Boa Vista, os presentes cantaram parabéns para o presidente, que completou 65 anos na última quarta-feira (27). Lula ainda recebeu dois buquês de flores, além de bandeiras e outras lembranças. 

Nos edifícios, moradores jogavam papel picado nas ruas e acenavam para Lula. Numa cena curiosa, um grupo de mulheres acenou calcinhas vermelhas na passagem do governante, em um dos prédios antigos da Boa Vista. A dispersão da caminhada ocorreu por volta das 18h10, no Pátio do Carmo.

De acordo com a Polícia Militar, 100 mil pessoas participaram da caminhada. 260 soldados fizeram a segurança do evento, além de seguranças particulares. Do Recife, Lula seguiu para São Paulo, para assistir ao debate da TV Gobo entre os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário