sábado, 30 de outubro de 2010

Saúde confirma novo caso de KPC e primeira alta de paciente no Estado

Novo caso eleva para 7 o total de pacientes contaminados pela superbactéria
Email PDF Imprimir

Da Redação do Portal +AB
Com informações do pe360graus.com
 
Subiu para sete o número de casos confirmados de contaminação pela bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) em Pernambuco. A informação foi repassada nesta sexta (29) pela Secretaria Estadual de Saúde, que explicou que o novo caso foi registrado num hospital público. A Secretaria também anunciou a primeira alta de um paciente daqui colonizado pelo microorganismo.
No novo caso confirmado de KPC, a paciente é uma mulher de 77 anos, que está numa UTI de um hospital público desde o dia 23 de setembro, devido a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O quadro de saúde dela é estável, apesar de apresentar sequelas neurológicas.
O paciente que recebeu alta, um homem de 69 anos, estava internado na rede privada e agora se recupera em casa de um traumatismo craniano que deixou sequelas neurológicas. Ele teve o diagnóstico da bactéria em 22 de outubro e passou um mês isolado na UTI, entre os dias 15 de setembro e 16 de outubro.
De acordo com Marilane Barros, coordenadora estadual de Controle de Infecção Hospitalar, esse paciente foi colonizado pela KPC, mas não chegou a desenvolver infecção, por isso não representa risco para familiares ou amigos. Uma orientação especial foi dada aos parentes que entram em contato com esse paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário