quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Antibióticos agora só poderão ser vendidos mediante receita médica

Anvisa publicou resolução com regras para venda destes medicamentos
Email PDF Imprimir
Foto: Divulgação

Da Redação do Portal +AB
 
Agora os antibióticos deverão ser vendidos sobre prescrição médica. Esta é uma das novas regras publicas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (28). A Anvisa determinou ainda que o paciente deverá ficar com uma via da receita, carimbada pela farmácia. Já a outra via fica com o farmacêutico. A norma vale a partir do dia 28 de novembro deste ano para as farmácias de todo o Brasil.
Vaja aqui a resolução na íntegra.
Segundo a Anvisa, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 50% das prescrições de antibióticos no mundo são inadequadas. Só no Brasil, o comércio de antibióticos movimentou, em 2009, cerca de R$ 1,6 bilhão, segundo relatório do instituto IMS Health.
Ainda de acordo com as novas regras, a prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ele deverá ser entregue de forma legível e sem rasuras. Precisam ainda informar o nome do medicamento ou da a substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.
As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a seguinte frase: “venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção da receita”. As empresas terão 180 dias para fazer as adequações de rotulagem.
As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário