sábado, 23 de outubro de 2010

Continuam internadas no Recife vítimas da superbactéria

Publicado em 23.10.2010

Do JC Online
As quatro vítimas da superbactéria Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa sexta, continuam internadas em dois hospitais do Recife, sendo um privado e o outro público, na manhã deste sábado (23). Três permanecem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sinais vitais estáveis e uma segue em recuperação num quarto isolado do hospital.
» Pernambuco tem quatro casos confirmados da superbactéria
» 
Casos de contaminação pela superbactéria estão dentro da média de infecção hospitalar
» 
Anvisa torna obrigatório álcool em gel em hospitais
» 
Anvisa: superbactéria matou 24 no Estado de São Paulo


A SES não divulgou o nome das unidades de saúde para evitar pânico entre os pacientes. O único caso registrado anteriormente no Recife é datado de 2005, mas não foi oficialmente contabilizado. Conforme orientação da Anvisa, todos estão isolados e sendo tratados por equipe exclusiva, reduzindo ao máximo o risco de transmissão.

Dos casos, três estão em uma unidade privada. São três homens, com idade de 46, 75 e 80 anos. Os três casos são pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). Dois estão na UTI da unidade e desenvolveram a infecção. O terceiro está apenas colonizado pela bactéria, ou seja, sem apresentar quadro infeccioso. Como seu quadro teve sensível melhora, teve alta da UTI e se recupera em apartamento exclusivo.

No hospital da rede pública, foi confirmado um caso em um homem de 64 anos. Ele deu entrada na UTI da unidade em 15 de setembro, também com quadro de AVC, apresentando sequelas neurológicas. O paciente desenvolveu infecção, nas vias respiratórias, mas se recupera bem e não respira mais com a ajuda de aparelhos de ventilação mecânica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário